Com aumento de casos de coqueluche, Secretaria de Saúde faz alerta para que pais mantenham a vacinação de bebês e crianças em dia

14/11/2024

Os casos de coqueluche estão em alta no Brasil e em países vizinhos nos últimos anos. A doença, que pode ser prevenida com vacina, em determinados casos pode se agravar e até levar à morte.

A coqueluche pode se manifestar em pessoas de todas as idades, sendo comum complicações quando atinge mulheres que estão amamentando. No Brasil, a maior parte dos casos registrados nos últimos anos foi em crianças menores de 1 ano. Em Barretos, já foram confirmados 10 casos da doença neste ano, todos entre agosto e outubro. Em 2022 e 2023, houve apenas uma confirmação em cada ano.

A cobertura vacinal no Estado de São Paulo está abaixo do ideal. Diante disso, a Secretaria de Estado de Saúde emitiu alerta para que a proteção contra a doença seja colocada em dia. As primeiras doses da vacina contra a coqueluche devem ser tomadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, com intervalo de 60 dias entre cada dose.

A vacinação contra essa doença é eficaz, mas não se atinge imunidade duradoura. Portanto, reforços podem ser necessários em crianças de até 4 anos, gestantes e profissionais de saúde.

Deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde para que o profissional confira a carteirinha para identificar se a imunização está completa ou se é necessário reforço. Em todas as UBSs de Barretos, há atendimento na sala de vacinas de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 16h, e no Novo Postão, das 8 às 12h.

Sintomas e tratamento

A coqueluche é altamente contagiosa, com potencial de transmissão ainda maior que o da Covid-19. Causada por bactéria, a coqueluche tem como principais sintomas crises de tosse seca, febre baixa, corrimento nasal e mal-estar, podendo provar insuficiência respiratória e até óbito.

Nas fases iniciais, podem ocorrer febre pouco intensa, mal-estar geral, coriza e tosse seca. A tosse pode persistir por vários meses. Diante do aparecimento de sintomas, deve-se evitar contato com outras pessoas e procurar uma UBS, pois é necessário tratamento com uso de medicamentos.

Você pode se interessar por:

Saúde

Com aumento de casos de coqueluche, Secretaria de Saúde faz alerta para que pais mantenham a vacinação de bebês e crianças em dia

Saúde

Novo setor de Ortopedia da Santa Casa de Barretos é inaugurado

Saúde

Drogaria São Paulo oferece vacinas da gripe gratuitamente nas unidades com serviços de imunização

Administração

Agronegócio

Brasil

Celebridades

Cidades

Coronavirus

Cultura

Diversas

Economia

Educação

Esportes

Eventos

Geral

Meio ambiente

Mundo

Obras

Polícia

Política

Saúde

Segurança

Social

Tecnologia