A cobrança de pedágios sem a necessidade de parar em rodovias, conhecida como sistema Free Flow, está se expandindo rapidamente no Brasil e estreou em rodovia de São Paulo neste mês de setembro.
Essa nova modalidade, que utiliza tecnologia para identificar os veículos e cobrar as tarifas de forma automática, promete agilizar o trânsito e modernizar a gestão das rodovias, como já ocorre nos Estados Unidos e Europa. Para São Paulo, segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), já começaram no último dia 4 as operações do sistema de pagamento Free Flow em dois pórticos instalados na rodovia SP-333, administrada pela EcoNoroeste, no km 179 de Itápolis e km 110 de Jaboticabal. O sistema já funciona em dez pórticos instalados nos Estados de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e recentemente em São Paulo. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), cerca de 15,9 milhões de passagens já foram registradas nos pórticos atuais.
Como funciona
O Free Flow opera por meio de pórticos instalados nas rodovias, equipados com câmeras e sensores que captam a imagem da placa do veículo. Essa informação é cruzada com um banco de dados, e a tarifa é gerada automaticamente.
Para pagar o pedágio, o motorista tem duas opções. Uma delas é através de um dispositivo instalado no para-brisa do carro (tags de empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, entre outras), que geram a cobrança automática – como ocorre em shoppings, por exemplo. A outra é através de boleto ou débito em conta, após cadastro e identificação do veículo no site da concessionária responsável pela rodovia. Vale lembrar que quem não pagar o valor do pedágio será multado por evasão – infração de trânsito que prevê pagamento de R$ 195,23 e a inclusão de cinco pontos no prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), caso o pedágio não seja quitado no prazo de quinze dias.